quarta-feira, dezembro 26, 2007

Custódio Castelo - Tempus








Custódio Castelo - "Tempus" na Cooperativa de Comunicação e Cultura de Torres Vedras.
Um espectaculo impresionante do qual adorei e fiquei "fan" a 100%. Aconselho toda a gente a ver e a ouvir estes génios da musica portuguessa.
Só espero um dia poder ter uma segunda oportunidade para fotografa-los com meios tecnicamente um pouco melhores que a minha "prosumer" para estas condições de luz. (pronto...desculpas..hehehehe)
"TEMPUS é o nome do álbum de instrumentais inéditos de Custódio Castelo, que após ter sido editado no Benelux em 2003, surge agora no mercado português incluindo cinco temas extra gravados em 1997 na igreja do cemitério dos Ingleses em Lisboa.

Neste trabalho Custódio Castelo tem como convidados Jorge Fernando (viola), Ricardo Dias (acordeão), Miguel Carvalhinho (guitarra clássica), Carlos Manuel Proença (viola), Carlos Garcia (viola), Carlos Velez (viola), Alexandre Silva (viola), Filipe Larsen (viola baixo), Gilberto Silva (viola), Marino de Freitas (viola baixo) e Fernando Maia (viola baixo).

Castelo é considerado um dos mais talentosos músicos e compositores da actualidade, tendo sido reconhecido pelo seu magnifico trabalho no álbum “O Descobridor - Cristina Branco canta Slauerhoff”(disco de platina na Holanda), com o primeiro lugar do top de compositores de música clássica na Holanda em 2001.

Ao longo de duas décadas, este mestre da guitarra portuguesa considerado pela crítica internacional o “Astor Piazolla” do fado, gravou inúmeros trabalhos discográficos com artistas como: Amália Rodrigues, Mariza, Misia, Jorge Fernando, Arrigo Cappelletti (piano), A Filetta (polifonias da Córsega), Blof (pop), Tim Ries (Rolling Stones Project), Ana Moura, Joana Amendoeira, Andre Dequech (piano),Maria da Fé, Fernando Maurício, Davide Zaccaria, Maria Anadon, Nuno da Cãmara Pereira (com orquestra sinfónica da Lituânia), Argentina Santos, Camané, Gonçalo Salgueiro, Cristina Branco, entre muitos outros, e a sua arrojada postura na abordagem que criou em torno da guitarra portuguesa tornaram o seu som inconfundível.
Hoje, o artista que transporta na alma os grandes palcos do mundo prepara um novo trabalho de inéditos que será editado no final de 2007, mas que só tem sentido após a apresentação em Portugal deste documento de nome “ TEMPUS “. "
( texto gentilmente cedido por www.ccctv.org )
“TEMPUS” para mim é um documento, pois reúne algumas das composições que nunca partilhei.E, num momento difícil da minha viagem como instrumentista reuni os amigos com quem cresci musicalmente para conceber o que julguei ser a minha ultima obra… Todos disseram sim… “e a obra nasceu”.A todos o meu eterno agradecimento."
Custódio Castelo
Sites dos musicos que actuaram neste espectaculo (nalguns podem ouvir um pouco de musica)
Custódio Castelo - Guitarra Portuguesa
Margarida Guerreiro - voz
Carlos Garcia - Viola
Carlos Menezes - Contrabaixo
Mais informações sobre o espectaculo no site da CCCTV