domingo, julho 22, 2007

Nanã Sousa Dias








Nanã Sousa Dias, aqui a fotografar portas na zona histórica de Torres Vedras
Máquina fotográfica que o Nanã estava a utilizar:
Kodak 2D, de cerca de 1920.Máquina de grande formato "field", em mogno das Honduras e cerejeira, formato de 20x25, com fole em pele bordeaux.Lente Nikon W 210mm f 5.6, que corresponde a uma 28mm, no formato de 35mm.Estas máquinas eram muito populares e fabricaram-se até cerca de 1945.
Biografia de Nanã Sousa Dias:
Nasceu em Torres Vedras, em 1957. Fotógrafo, músico profissional e produtor discográfico. Começou a fotografar na adolescência, tendo abandonado cerca de 2 anos depois, devido à crise económica que se instalou no país, após a revolução de 1974.
Em 1997, decidiu retomar a actividade fotográfica. Montou um pequeno laboratório em casa e adquiriu uma Hasselblad dos anos 60, com a qual começou a praticar.
Começou, nessa altura, a assimilar tanta informação técnica e artística quanto era possível, através de livros, revistas, exposições e Internet.
Em 2000 entrou para o site "Fotografia em Português", tendo recebido uma Menção Honrosa 15 dias depois e tendo ganho o galardão máximo do site, Autor do Mês, pouco depois. Foi, então, convidado a integrar o júri do site, tendo sido, também, um dos coordenadores do livro editado pelo site, que incluía algumas fotografias da sua autoria.
Tendo abordado vários temas, no início da sua actividade, concentra-se actualmente na fotografia de paisagem, retrato e nu em estúdio e fotografia urbana, maioritariamente, em preto e branco.
As suas influências são muitas, Ansel Adams, Edward Weston, Brett Weston, John Sexton, Henri Cartier- Bresson, Elliot Erwitt, Helmut Newton, Richard Avedon, Yousuf Karsh, Robert Mapplethorpe, Jeanloup Sieff, Arnold Newman, etc.
Seguidor do Sistema de Zonas, criado e desenvolvido por Ansel Adams e Edward Weston, imprime, em laboratório convencional, todos os seus trabalhos, sendo um amante da fotografia "Fine Art", em médio e grande formato.
Iniciou, em 2003, um ciclo de Workshops de fotografia de Paisagem, Sistema de Zonas, Retrato, Laboratório e fotografia de Estúdio, tendo efectuado vários cursos, em diversas cidades. Além dos Workshops, lecciona cursos de fotografia particulares e em várias instituições.
Ao longo dos últimos 4 anos, tem participado em vários sites nos Estados Unidos, Brasil, Rússia, Dinamarca, Alemanha e Portugal, tendo recebido numerosos prémios e distinções. Actualmente, faz parte do júri de 2 sites interactivos, em Portugal e nos EUA.
Os seus trabalhos foram publicados em várias revistas nacionais e estrangeiras, bem como em livros técnicos, distribuídos em todo o mundo, por uma conceituada editora inglesa de livros e revistas de fotografia.
Participou em várias exposições colectivas e individuais.
Em 2005, a revista americana B and W Magazine, considerada a melhor publicação de fotografia Fine Art do mundo, publicou um artigo com uma entrevista e fotografias de Nanã Sousa Dias, colocando-o entre os mais importantes fotógrafos de Paisagem da actualidade.
Galerias on-line Nanã Sousa Dias

2 Comments:

Blogger Unknown said...

Excelente "retrato" dum MESTRE da FOTOGRAFIA.

Parabéns pelo blog.

12:36  
Anonymous Anónimo said...

Epá, o Nanã aqui ficou fotogénico e aquela máquina fica-lhe bem. Só lhe falta um fatinho a condizer :-)

00:56  

Enviar um comentário

<< Home